Créditos: Sabrine Cruz
Créditos: Sabrine Cruz

Capital mato-grossense amplia postos na Campanha Nacional contra a gripe

Os moradores de Cuiabá (MT) já podem se dirigir as unidades de saúde localizadas na cidade para se vacinar contra o vírus Influenza, que causa gripe

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Os moradores de Cuiabá (MT) já podem se dirigir as unidades de saúde localizadas na cidade para se vacinar contra o vírus Influenza, que causa gripe. 

A Secretaria Municipal de Cuiabá utiliza escolas e igrejas para que os idosos sejam imunizados sem risco de contágio de qualquer doença. A responsável Técnica de Imunização de Cuiabá, Sandra Horn, diz que a ampliação dos locais foi necessária porque a população mais velha costuma lotar os postos de vacinação da capital mato-grossense. 

“A procura é muito grande, os idosos vão madrugar nas nossas unidades. Algumas unidades vão ocupar escolas, já que não estamos tendo aulas, e alguns centros religiosos.” 

A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, e, segundo o Ministério da Saúde, tem alto potencial de transmissão. Os principais sintomas são febre, dor no corpo, dor de cabeça e tosse seca. 

O vírus Influenza é responsável por casos de internação entre idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas como diabetes e hipertensão, de acordo com o Ministério da Saúde.  

O Epidemiologista da Fiocruz em Brasília Cláudio Maieorovich destaca que a imunização contra Influenza não faz com que a pessoa adquira o vírus e fique gripada. Ele afirma que esse mito precisa ser superado.  

“A vacina é extremamente segura e só não é indicada para quem tem alergia a ovo já que as proteínas do ovo podem estar na vacina, que é produzida com base em ovos. Ela é extremamente segura e não tem vírus vivo. Então, não há a menor chance de contrair gripe ou alguma doença pelo fato de ter tomado a vacina.” 

Depois da imunização dos idosos e técnicos de Saúde, a vacina contra Influenza será estendida a todos, até o dia 22 de maio. O Ministério da Saúde alerta que, para evitar gripe e outras infecções, além de tomar a vacina a pessoa deve seguir medidas simples como higienizar as mãos e manter hábitos saudáveis. Na primeira etapa de vacinação contra Influenza, até 15 de abril, 95 postos de vacinação serão instalados em Cuiabá.  Para mais informações acesse: saude.gov.br/influenza.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.