Divulgação
Divulgação

Campanha nas redes sociais ajuda a manter estoque no Banco de Leite Humano de Curitiba

O número de doadoras de leite materno caiu 5% em todo o país por causa do temor da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O número de doadoras de leite materno caiu 5% em todo o país por causa do temor da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus. Em Curitiba, no entanto, o Banco de Leite Humano do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná conseguiu manter o padrão de doações em maio graças a campanhas nas redes sociais. Os bebês prematuros e/ou de baixo peso que estão internados na UTI Neonatal precisam de doações de leite materno ao longo de todo ano e as mães curitibanas não deixaram que o distanciamento social atrapalhasse o ato de solidariedade.

O Banco de Leite Humano de Curitiba continua coletando mensalmente algo entre 90 e 120 litros das mães cujos bebês estão internados e das lactantes que se apresentam para doar. O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná atende em média 38 bebês prematuros e/ou de baixo peso por mês nos 30 leitos de Unidade Neonatal. As mães que desejam participar devem preferencialmente entrar em contato pelo telefone (41) 3360-1867 e agendar um horário de atendimento presencial na unidade ou marcar a coleta em domicílio, que é realizada por técnicas de enfermagem. O Banco de Leite Humano fica no Centro, na Rua General Carneiro, 181, e o horário de atendimento é de 7h às 19h.

Janini Selva Ginani, coordenadora de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, explica que a doação de leite materno deve ser feita pelas mães por todo o ano. Segundo ela, o ato, além de ser um gesto de solidariedade importante para esses bebês, também traz benefícios para as doadoras.

“As mulheres que amamentam e doam leite materno também têm benefícios. Estudos demonstram que elas apresentam menor chance de desenvolver câncer de mama e de ovário, retornam mais rapidamente ao peso de antes da gravidez e exercitam a generosidade, um importante aliado conta os efeitos depressivos.”

Fernanda Del Moro Medina é uma das mães que descobriu que poderia, além de amamentar o filho, ajudar bebês internados em UTIs Neonatal cujas as mães têm dificuldade para amamentar doando o seu leite para o Banco de Leite Humano. Ao ser atendida em uma unidade da Rede Brasileira de Leite Humano, ela aprendeu que o leite materno doado não apenas alimenta os pequenos, como também os ajuda na recuperação.

"Ser doadora é um gesto de solidariedade. Eu recebi a graça de poder amamentar minha filha e como uma forma de agradecimento eu faço a doação de leite materno para os bebezinhos que estão hospitalizados.”

Além da unidade em Curitiba, o estado tem outros 12 Bancos de Leite Humano e mais 18 Postos de Coleta de Leite Humano que fazem parte Rede de Bancos de Leite Humano. Para encontrar a unidade mais próxima, entre em contato com o Banco de Leite Humano Maria Lucilia Monti Magalhães, no Hospital Universitário de Londrina, a referência no estado. O número é (43) 3371-2390.

“Doe leite materno. Nessa corrente pela vida, cada gota faz a diferença”. Para mais informações, ligue 136 ou acesse o site saude.gov.br/doacaodeleite. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.