Divulgação
Divulgação

BELÉM (PA): Com estoque em baixa, Banco de Leite Humano da cidade mantém coleta domicilar, durante pandemia

Segundo a direção da unidade, a média de doação, neste momento de pandemia da COVID-19, é de 40 litros semanais de leite materno.

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O estoque do Banco de Leite Humano (BLH) João Aprígio Guerra de Almeida, em Belém (PA), está bem abaixo do necessário. Segundo a direção da unidade, a média de doação, neste momento de pandemia da COVID-19, é de 40 litros semanais de leite materno. Para atender a demanda necessária, o número de doações deveria estar 25% maior. Para reverter a situação, o Banco de Leite Humano promove a coleta domiciliar. 

Diante desse cenário, as autoridades de saúde fazem um apelo às mães lactantes da cidade e que podem ser doadoras de leite materno, que entrem em contato com o Banco de Leite Humano. Isso porque, segundo o Ministério da Saúde, houve redução de 5% no número de doadoras em relação ao mesmo período de 2019, em todo o Brasil. O ministério alerta que com os cuidados necessários, tanto da doadora quanto dos Bancos de Leite Humano, é possível manter a rotina de doação durante a pandemia.

O leite materno doado é fundamental para ajudar a salvar a vida de bebês prematuros ou de baixo peso, internados nas Unidades Neonatais, que não podem ser amamentados pelas próprias mães. Janini Selva Ginani, coordenadora de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, reforça a importância da substância para o desenvolvimento dos pequenos. 

“O leite materno traz inúmeros benefícios para a saúde da criança. Protege de infecções, diarreia e alergias. Diminui a chance da criança desenvolver as chamadas doença crônicas e esses efeitos perduram, até mesmo, na vida adulta. O aleitamento materno é a única ação que isoladamente é capaz de reduzir a mortalidade infantil por causas evitáveis.”

Segundo o Ministério da Saúde, toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite materno, basta estar saudável e não estar tomando medicamento que interfira na amamentação. Especialistas defendem o aleitamento materno até os dois anos de idade, sendo de forma exclusiva até os seis meses de idade da criança. 

O Banco de Leite Humano (BLH) João Aprígio Guerra de Almeida está localizado na Rua Oliveira Belo, número 395, no Bairro Umarizal, em Belém. Devido à pandemia da COVID-19, o atendimento presencial da unidade está suspenso. As coletas estão sendo feitas em domicilio. Para mais informações, ligue para (91) 4009-2311. Repetindo: (91) 4009-2311.

Doe leite materno. Nessa corrente pela vida, cada gota faz a diferença. Para mais informações, ligue 136 ou acesse o site saude.gov.br/doacaodeleite. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.