Divulgação
Divulgação

Banco de Leite Humano em Rio Branco limita distribuição de leite materno devido ao baixo estoque

No final de maio, a unidade operava com um estoque de aproximadamente 10 litros de leite materno

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O baixo estoque do Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade e Clínica de Mulheres Bárbara Heliodora, em Rio Branco (AC), fez com que a unidade limite a distribuição de leite materno. No final de maio, a unidade operava com um estoque de aproximadamente 10 litros de leite materno. A escassez se dá devido à pandemia da Covid-19, segundo a direção do Banco de Leite Humano. Neste momento, a prioridade é atender bebês internados na Unidade Neonatal com até 1,5 kg. 

Em meio à Campanha Nacional de Doação de Leite Humano, o estado do Acre tem feito divulgações sobre a importância desse tipo de doaçãoo. Até abril deste ano, segundo a Rede Brasileira de Bancos de Leite, 239 bebês prematuros e/ou de baixo peso precisaram do leite materno distribuído no local. O alimento é ofertado aos bebês  internados em Unidades Neonatais. Um pote do produto pode alimentar até 10 recém-nascidos dependendo do seu peso e condições clínicas. 

Danielle Aparecida da Silva, coordenadora do Banco de Leite Humano (BLH) da Fiocruz, ressalta a importância da doação de leite materno. 

“Toda mulher que amamenta, produz leite materno além da necessidade que seu filho precisa. Quando você enche um pote, você coloca ali nutrição, saúde e esperança. É seguro para você, para o profissional de saúde e para o bebê que recebe.”

De acordo com o Ministério da Saúde, o leite materno protege as crianças de infecções e alergias e reduz o risco de elas desenvolverem doenças crônicas na fase adulta, como diabetes e hipertensão. 

Ingrid Fassanaro, mãe da pequena Alice, conta que não conseguiu produzir leite materno suficiente para a filha internada em uma unidade neonatal. Segundo ela, o que a tranquilizou foi saber que podia contar com outras mães que doam leite materno ao Banco de Leite Humano para alimentar sua pequena.

“Mesmo que você não consiga ordenhar leite materno suficiente, você pensa; ‘a minha filha vai ser alimentada’. Isso tranquiliza o coração de uma mãe.”

Especialistas em saúde recomendam o aleitamento materno por dois anos ou mais, sendo de forma exclusiva nos 6 primeiros meses de vida. Na capital do Acre, além do Banco de Leite Humano Heliodora, o município conta também com dois Postos de Coleta Leite Humano, localizados no Hospital Santa Juliana, no bairro Bosque e na Unidade de Referência da Atenção Primária Augusto Hidalgo de Lima.

O Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade e Clínica de Mulheres Bárbara Heliodora está localizado na Avenida Getúlio Vargas, 811, no centro de Rio Branco. A unidade funciona 24h, durante toda a semana. Para mais informações, ligue para (68) 3224-1060.

Doe leite materno. Nessa corrente pela vida, cada gota faz a diferença. Para mais informações, ligue 136 ou acesse o site saude.gov.br/doacaodeleite. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.