Divulgação
Divulgação

Banco de Leite Humano em Imperatriz (MA) está com baixos estoques de leite materno e precisa de doações

Isso porque até o momento foram coletados apenas 110 litros, o que é uma quantidade abaixo do que a cidade precisa para alimentar os bebês prematuros e/ou de baixo peso que estão internados em Unidades Neonatais

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O Banco de Leite Humano do município de Imperatriz está necessitando de reforço nas doações de leite materno. Isso porque até o momento foram coletados apenas 110 litros, o que é uma quantidade abaixo do que a cidade precisa para alimentar os bebês prematuros e/ou de baixo peso que estão internados em Unidades Neonatais. Parte dessas crianças não pode ser amamentada pela própria mãe. Cada gota de leite materno faz a diferença na vida de um bebê prematuro e/ou baixo peso que está internado na Unidade Neonatal, uma vez que 1ml de leite materno pode ser suficiente para alimentar uma dessas crianças por refeição, dependendo da situação, como afirma o pesquisador brasileiro e presidente da Rede Brasileira de Banco de Leite Humano, João Aprígio de Almeida.

“Imagine para um bebê pequeno, prematuro, que muitas vezes nasce com um peso abaixo de mil gramas. Nós encontramos, não raro infelizmente, bebês que nascem com peso na casa de oitocentos gramas, seiscentos gramas. Se nós pensarmos em fazer uma comparação, um pacote de açúcar pesa um quilo! Se você coloca na palma da sua mão, a cabecinha fica na ponta do dedo e o pezinho fica encostando no punho. É desses bebês que nós estamos falando.”

E foi pensando nesse tipo de ajuda que Nayra Oliveira, mãe do Kallel de apenas dois meses, passou a doar leite materno toda semana. Para Nayra, esse é um gesto de simples de empatia com as mães que não podem amamentar os seus bebês que estão internados nas Unidades Neonatais por terem nascido prematuros e/ou de baixo peso internados.  

“Se você é mãe e pode doar seu leite materno ou se você doava e parou com medo do coronavírus, continue, porque você não está doando só o seu leite, está doando vida. Tem muitos bebês que precisam. Isso é uma questão de empatia porque você está se colocando no lugar de outras mães que não podem sem doadoras.”  

O Maranhão possui quatro Bancos de Leite Humano espalhados pelo estado, sendo que em Imperatriz, o Banco de Leite Humano fica no Hospital Regional Materno Infantil da cidade, localizado na rua Coriolano Milhomem. Por causa da pandemia do coronavírus, o funcionamento está sendo realizado das 7h às 19h, mas primeiramente é preciso fazer contato pelo telefone 3525-4518, para que possa se verificar a melhor forma de fazer a coleta desse leite materno. 

“Doe leite materno. Nessa corrente pela vida, cada gota faz a diferença". Para mais informações, ligue 136 ou acesse o site saude.gov.br/doacaodeleite.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.