Divulgação
Divulgação

Banco de Leite Humano do Hospital Geral Materno Infantil do Recife já coletou mais 230 litros de leite materno em 2020

O volume foi doado por 115 mulheres e distribuídos a mais de 240 recém-nascidos prematuros e/ou baixo peso internados em Unidade Neonatal

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Até o começo de maio deste ano, o Banco de Leite Humano do Hospital Geral Materno Infantil do Recife já coletou 237 litros de leite materno. O volume  foi doado por 115 mulheres e distribuídos a mais de 240 recém-nascidos prematuros e/ou baixo peso internados em Unidade Neonatal. 

Em todo o estado de Pernambuco, são três mil e setenta litros de leite materno distribuídos a mais de três mil e quinhentos bebês prematuros e/ou com baixo peso. Os benefícios do leite materno perduram durante toda a vid. As crianças ficam protegidas de diarreias, infecções respiratórias e alergias, além de terem menos chance de desenvolver diabetes, colesterol alto, pressão alta e obesidade na vida adulta.

Do interior de Pernambuco, em Caruaru, vem o exemplo de Roseane Cristina, doadora de leite materno há cerca de dois meses. Por produzir leite em excesso, ela resolveu ajudar mães que não podem amamentar o próprio filho e doar seu leite ao Banco de Leite Humano. Roseane faz um apelo para que mulheres lactantes que podem doar leite materno, doem.

“Você que é mãe, sabe da importância que é o leite materno nesses primeiros dias de vida de uma criança. Então, você que está em casa, que tem seu filho em seus braços, que tem o prazer e o privilégio de amamentá-lo, ajude aquelas mães que estão em hospitais, que estão afastadas de seus filhos por algum motivo, que não tem o mesmo privilégio de amamenta-lo, ajude.”

Qualquer mulher que está amamentando, esteja saudável e sem tomar medicamento que interfira na amamentação  pode entrar em contato como Banco de Leite Humano ou Posto de Coleta mais próximo e saber como fazer a doação de leite materno . O Centro de Referência do estado de Pernambuco é o Banco de Leite Humano e Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, localizado na Rua dos Coelhos, número 300, no bairro Boa Vista, no Recife. A unidade oferece coleta domiciliar e está aberta de segunda a sexta-feira, das sete da manhã às cinco horas da tarde. O telefone de contato é o (81) 2122-4719.

Já o Banco de Leite Humano do Hospital Geral Materno Infantil está localizado na rua Lins Petit, número 161, na Ilha do Leite. O local também oferece coleta domiciliar e funciona 24 horas por dia, de segunda a sexta-feira.  O telefone de contato é o (81) 3413-9400. Na capital, ainda há outros sete Bancos de Leite Humano espalhados pela cidade, além de cinco Postos de C oletade Leite Humano. 

A coordenadora da Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Janini Selva Ginani, desmitifica o fato de que a retirada constante de leite materno reduz a produção. Ela explica que, quanto mais é extraído, mais leite é produzido.

“A retirada constante de leite materno não reduz a produção, pelo contrário. Quanto mais a mulher retira o leite ou quanto mais o bebê mama, mais ela produz. Sim, é verdade. Quanto mais o leite é extraído ou quanto mais o bebê mama, mais leite materno é produzido. Portanto, doar leite não interfere na quantidade de leite disponível para o seu bebê.”

Qualquer quantidade de leite materno doado é importante. “Doe leite materno. Nessa corrente pela vida, cada gota faz a diferença”. Procure o Banco de Leite Humano mais próximo ou ligue para o Disque Saúde, no número 136, para tirar qualquer dúvida. Para mais informações, acesse saude.gov.br/doacaodeleite.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.