Banco de Leite Humano de São Sebastião está com baixo estoque de leite materno e precisa de doações

Atualmente a unidade está com 16 litros de leite materno, mas essa quantidade é insuficiente para toda demanda que recebe

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O Banco de Leite Humano de São Sebastião está precisando de mais doações de leite materno para continuar ajudando a salvar a vida dos bebês prematuros e/ou baixo peso internados nas Unidades Neonatais. Para se ter uma ideia, atualmente a unidade está com 16 litros de leite materno, mas essa quantidade é insuficiente para toda demanda que recebe. O ideal é que esse Banco de Leite Humano tenha, pelo menos, cinco litros por semana. 

O leite materno é importante para ajudar na recuperação dos recém-nascidos prematuros e/ ou de baixo peso internados nas Unidades Neonatais. A empresária Fabiane Pires presenciou o drama dessas crianças e, por isso, decidiu se tornar uma doadora. Depois que ela teve a primeira filha, precisou ficar internada mas sem necessitar da doação de leite materno, Fabiane viu bebês com baixo peso e ficou comovida.

“É uma experiência única saber que um gesto tão simples e tão fácil pode salvar tantas vidas. Isso toca a gente enquanto mãe ver que enquanto os nossos estão alimentados com o leite materno, outros não. O fato de ser uma doadora é maravilhoso pois, de alguma forma, pude contribuir para salvar a vida de algumas crianças.”

Bebês prematuros ou de baixo peso (menos de 2,5 kg) precisam do leite materno para se recuperarem mais rápido e crescerem mais fortes e saudáveis. É o que explica o pesquisador e presidente da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, João Aprígio. 

“Se a amamentação e o leite humano são elementos tão importantes para uma criança bem nascida. Uma criança que nasceu com suas 40 semanas de idade gestacional, imagine para um bebê pequeno, prematuro, que muitas vezes nasce com um peso abaixo de mil gramas. Nós encontramos, não raro infelizmente, bebês que nascem com peso na casa de oitocentas gramas, seiscentos gramas. Se nós pensarmos em fazer uma comparação, o número é pequeno, pois um pacote de açúcar pesa um quilo.”

O  Banco de Leite Humano de São Sebastião fica localizado em São Paulo capital, na rua Antônio Pereira da Silva. O funcionamento é de segunda à sexta, das 8h às 7h e a coleta é feita exclusivamente na residência das doadoras. Antes de começar a doar, a unidade pede que a mãe entre em contato por telefone para realizar um cadastro. Os contatos dessa unidade são: 3891-4959 e 3891-4957.  

“Doe leite materno. Nessa corrente pela vida, cada gota faz a diferença". Para mais informações, ligue 136 ou acesse o site saude.gov.br/doacaodeleite. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.