Divulgação
Divulgação

Banco de Leite Humano de Mafra consegue manter bom estoque mesmo na quarentena

Na contramão da maioria dos municípios brasileiros, que sofreram queda no número de doadoras de leite materno por conta da pandemia do novo coronavírus, Mafra, em Santa Catarina, dá uma lição de solidariedade

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Na contramão da maioria dos municípios brasileiros, que sofreram queda no número de doadoras de leite materno por conta da pandemia do novo coronavírus, Mafra, em Santa Catarina, dá uma lição de solidariedade. O Banco de Leite Humano Alimente uma Vida, na Maternidade D. Catarina Kuss, conseguiu manter o estoque em dia para atender os bebês prematuros e/ou de baixo peso que estão internados na Unidade Neonatal. A unidade alerta, no entanto, que as doações devem continuar sempre, já que o leite materno é essencial para a sobrevivência e recuperação das crianças.

Segundo a coordenação do Banco de Leite Humano, o número de doadoras diminuiu um pouco por conta do distanciamento social, mas, mesmo assim, conseguiram atender cerca de 70 bebês prematuros e/ou de baixo peso internados no último mês com a quantidade doada. As mães lactantes que queiram participar desta onda de solidariedade devem encontrar em contato por meio do número (47) 3641-4800. A preferência é pela coleta em domicílio, assim, todas as instruções serão passadas por telefone e a coleta do pote será feita pela equipe da unidade na casa da doadora.

Janini Selva Ginani, coordenadora de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, explica que a doação do leite materno é necessária o ano todo, pois o alimento é de extrema importância para o recém-nascido, principalmente os prematuros e de baixo peso. Isso porque o alimento apresenta potencial nutricional e imunológico para a sua evolução, além de prevenir problemas respiratórios e gastrointestinais.

“O leite materno traz inúmeros benefícios para a saúde da criança. Protege de infecções, diarreia e alergias. Diminui a chance de desenvolver as chamadas doenças crônicas, como diabetes tipo 2, colesterol alto, pressão alta e obesidade. E esses efeitos perduram até mesmo na vida adulta.”

Fernanda Del Moro Medina é uma dentre tantas mães que procuram orientações sobre amamentação e acabam se tornando doadoras. Depois de dar à luz no início do ano, aprendeu com as técnicas de enfermagem a melhor maneira de amamentar sua filha e, ainda, descobriu sobre a importância de doar leite materno. 

"Ser doadora é um gesto de solidariedade. Eu recebi a graça de poder amamentar minha filha e como uma forma de agradecimento eu faço a doação de leite materno para os bebezinhos que estão hospitalizados. Eu sei a importância que é o leite materno.” 

Além da unidade em Mafra, o estado de Santa Catarina conta com outros 12 Bancos de Leite Humano e mais 9 Postos de Coleta de Leite Humano. Se você está em outro município e deseja encontrar a unidade mais próxima, entre em contato o Banco de Leite Humano da Maternidade Darcy Vargas, referência da Rede de Banco Leite Humano no estado. O telefone é o (47) 3461-5704.

“Doe leite materno. Nessa corrente pela vida, cada gota faz a diferença”. Para mais informações, ligue 136 ou acesse o site saude.gov.br/doacaodeleite.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.