Divulgação
Divulgação

Banco de Leite Humano de Campo Mourão precisa de mães doadoras

O medo de se infectar com o novo coronavírus fez com que o número de doadoras de leite materno caísse 5% em todo o país e a situação não é diferente em Campo Mourão

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O medo de se infectar com o novo coronavírus fez com que o número de doadoras de leite materno caísse 5% em todo o país e a situação não é diferente em Campo Mourão. O Banco de Leite Humano do Hospital Santa Casa do município paranaense está com o estoque abaixo do que precisa para atender os bebês prematuros e/ou de baixo peso internados em Unidade Neonatal. A unidade precisa de novas doadoras e ressalta que o leite materno, além de ser o único alimento recomendado para os pequenos nos primeiros seis meses de vida, ajuda na recuperação, uma vez que eles desenvolvem menos complicações durante o período de internação.

O Banco de Leite Humano do Hospital Santa Casa está conseguindo coletar em torno de 45 litros por mês, mas precisa de algo em torno de 60 litros para não deixar faltar leite humano a nenhum recém-nascido que passa pela Unidade de Tratamento Intensivo. Em média, o hospital recebe mensalmente 30 bebês prematuros ou com baixo peso ao nascer.

Segundo Janini Selva Ginani, coordenadora de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, a maioria dessas crianças precisa de leite materno porque em algumas situações não podem ser amamentadas pelas suas mães. 

“Bebês prematuros muitas vezes não tem contato com a mãe ou mesmo força suficiente para conseguir mamar, por isso o leite materno de uma mãe de um bebê prematuro pode demorar mais a descer ou mesmo ser produzido em quantidades insuficientes, uma vez que essa distância e essa falta de estímulo constante podem dificultar a produção recorrente do leite materno.”

As mães lactantes de Campo Mourão que desejem participar deste ato de solidariedade podem entrar em contato com a Santa Casa pelo número (44) 98453-3633 e marcar um atendimento presencial de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. A unidade fica na Rodovia PR, 558, Área Urbanizada. Também é possível agendar uma coleta em domicílio, realizada às terças-feiras pela nutricionista e auxiliares de enfermagem.  

Os Bancos de Leite Humano recebem muitas mães com dificuldade de amamentação e, ao serem ajudadas, acabam também descobrindo a importância da doação de leite materno. Foi o caso de Fernanda Del Moro Medina, que deu à luz uma menina em fevereiro e hoje doa todo o excedente.

" Eu recebi a graça de poder amamentar minha filha e como uma forma de agradecimento eu faço a doação de leite materno para os bebezinhos que estão hospitalizados. Eu sei a importância que é o leite materno.” 

Além da unidade em Campo Mourão, o estado tem outros 12 Bancos de Leite Humano e mais 18 Postos de Coleta de Leite Humano. Para encontrar a unidade mais próxima, entre em contato com o Banco de Leite Humano Maria Lucília Monti Magalhães, no Hospital Universitário de Londrina, a referência no estado. O número é (43) 3371-2390.

“Doe leite materno. Nessa corrente pela vida, cada gota faz a diferença”. Para mais informações, ligue 136 ou acesse o site saude.gov.br/doacaodeleite. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.