Aracaju já vacinou mais de 90% dos idosos contra Influenza

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

A campanha de vacinação contra Influenza em Aracaju já conseguiu vacinar cerca de 92% das pessoas com 60 anos ou mais, principal público alvo da primeira fase. A meta é administrar a dose em todos os 53 mil idosos da capital, levando em conta de que é preciso cuidados especiais em plena pandemia do coronavírus. Para isso, a Secretaria de Saúde traçou diversas estratégias, entre elas a vacinação em postos itinerantes montados em praças amplas e arejadas.

Segundo Ilziney Simões, Coordenadora do Programa de Imunizações e Doenças Imunoprevisíveis da Secretaria de Saúde de Aracaju, as medidas foram suficientes para evitar aglomeração.

“Tentamos realizar estratégias fora das unidades básicas de saúde, evitar aglomerações desses idosos dentro das unidades, realizando drive thru em um shopping bastante visitado no município e uma vacinação itinerante na praça, uma praça grande, bem localizada para que os idosos pudessem se vacinar. Além das unidades de saúde estarem ofertando a vacina contra Influenza, nós também ofertamos essas estratégias fora das unidades”, disse.

Além da vacinação na Praça Zilda Arns, no último dia 7, vão ocorrer duas outras itinerantes em lugares amplos para que os idosos restantes posam tomar a dose. No dia 14 de abril, as pessoas com 60 anos ou mais poderão receber a vacina na praça localizada no final de linha do Conjunto Bugio. No dia 15 de abril, a ação acontecerá no quartel do 28º Batalhão de Caçadores.

Aracaju tem 44 salas de vacina nas unidades de saúde, funcionando das 8h às 17h. Os mais de 22 mil profissionais de saúde, também público-alvo da primeira fase da campanha, receberam as doses diretamente nas instituições de saúde, em seus postos de trabalho.

Segundo Cláudio Maierovitch, epidemiologista da Fiocruz, a gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório e a vacinação é fundamental no combate ao Coronavírus. Ao retirá-la da triagem, os casos de Covid-19 são identificados mais rapidamente e, além disso, a vacina previne que idosos tenham o sistema respiratório sobrecarregado.

“No momento em que estamos na iminência da entrada de um outro vírus, que já está entre nós, na verdade, do alastramento de um outro vírus, que causa sintomas muito semelhantes de uma doença muito parecida (com a gripe), até mesmo para que diminua a quantidade de pessoas que estão com doença respiratória e diminua a confusão entre as doenças, é importante que as pessoas tomarem a vacina”, alerta o especialista.

A campanha de vacinação contra Influenza segue até o dia 22 de maio. No dia 16 de abril, é a vez dos professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento e portadores de doenças crônicas. A partir do Dia D, marcado para 9 de maio, o público-alvo é ampliado para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas e adultos de 55 a 59 anos. 

O Ministério da Saúde alerta que para evitar pegar Influenza ou outras infecções, além de vacinar, a pessoa deve seguir medidas simples como higienizar mãos e a manter hábitos saudáveis. Para mais informações acesse: saude.gov.br/influenza.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.