Créditos: Sabrine Cruz
Créditos: Sabrine Cruz

AMAPÁ: Campanha contra gripe bate meta de vacinação de idosos

O objetivo foi alcançado em apenas quatro dias de imunização

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O Amapá é o primeiro estado do país a cumprir a meta de 90% de cobertura vacinal contra a gripe em idosos de 60 anos ou mais. O objetivo foi alcançado em apenas quatro dias de imunização. 

De acordo com as autoridades de saúde locais, dos 35.752 idosos que deveriam ser imunizados, 90,3% já receberam a dose. Os municípios que mais contribuíram e já alcançaram a meta foram Macapá, Santana, Laranjal do Jari e Calçoene, com ações que envolvem vacinação de casa em casa, nas escolas, em drive thru onde a pessoa é vacinada sem sair do carro, além das Unidades Básicas de Saúde – UBS. São 88 salas de vacinação, distribuídas nos 16 municípios. 

O Amapá recebeu 35,6 mil doses da vacina até agora, o suficiente para atender apenas os idosos. Os profissionais de saúde, que também estão no grupo prioritário dessa primeira etapa, aguardam o envio de mais uma remessa da vacina pelo Ministério da Saúde. A pandemia do novo coronavírus, que gerou a suspensão de muitos voos pelo Brasil, pode estar prejudicando a chegada da vacina aqui no estado, acredita a coordenadora estadual de Imunização, Andréia Marvão. 

“Estamos aguardando a reposição das vacinas pelo Ministério da Saúde porque a primeira fase da campanha vai até o dia 15 de abril. A programação de entrega das vacinas é semanal, só que neste momento estamos observando que os voos estão sendo cancelados. Talvez isso seja um entrave para a entrega dessa vacina, mas já conversamos com o Ministério da Saúde para verificar se pode ajustar a estratégia para que essa vacina chegue até o estado.” 

Andréia Marvão reforça que não há motivo para correria aos locais de vacinação. 

“Gostaria de falar à população do Amapá que a campanha nacional de vacinação se estende até o dia 22 de maio. Vamos receber as doses gradativamente, toda semana, e cada etapa da campanha de vacinação será cumprida. Se porventura você não conseguir tomar a vacina nesta primeira etapa terá ainda a segunda e a terceira etapas. O Dia Nacional de mobilização é o dia 9 de maio, e, nesse dia, vamos vacinar todos os grupos. Fiquem tranquilos que aos poucos essa vacina chega ao estado. Não precisamos fazer aglomerações já que nós estamos enfrentando essa crise do coronavírus. Não se preocupem que até o dia 22 de maio vamos vacinar todos os grupos prioritários da campanha.”

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2). Os sintomas da gripe são muito aparentes: febre alta, seguida de dor muscular, de garganta e de cabeça, coriza e tosse seca. 

O ministério alerta, ainda, que a vacina não protege contra o novo coronavírus, mas auxilia os profissionais de saúde no diagnóstico do Covid-19 durante a triagem, ao descartar outros tipos de gripe pelo histórico de vacina do paciente. 

Em caso de fila, no posto de vacinação, mantenha distância de pelo menos 2 metros dos demais, principalmente os idosos.  

E, para mais informações sobre a campanha nacional de vacinação contra a gripe, acesse: saude.gov.br/vacinabrasil. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.