Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

Alagoinhas (BA) agora faz parte do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial

Município é o oitavo do estado a integrar o grupo, que desenvolve ações contra intolerância

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

A cidade de Alagoinhas (BA) se uniu a outros 7 municípios da Bahia no combate às desigualdades raciais. A cidade agora faz parte do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). A adesão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

O Sinapir é coordenado pela Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SNPIR) do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). O órgão organiza e articula ações e serviços para garantir direitos e oportunidades iguais, além do combate à discriminação e à intolerância. 

Para participarem do programa, estados e municípios precisam implementar pelo menos um órgão público voltado ao tema, além de um Conselho para discutir o assunto. As orientações de como isso pode ser feito estão no Guia de Orientação para a Criação e Implementação de Órgãos, Conselhos e Planos de Promoção da Igualdade Racial. Cidades e estados participantes tem prioridade em editais do governo federal voltados ao assunto e podem participar do Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial (FIPIR). Além disso, universidades podem inscrever projetos de Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (NEABs) para receberem recursos.

PANDEMIA: Governo da Bahia decreta medidas mais rígidas para 62 municípios

Bahia: Casos de chikungunya crescem mais de 400% neste ano

Receba nossos conteúdos em primeira mão.