ALAGOAS: Tempo chuvoso favorece a proliferação do mosquito transmissor de dengue, zika e chikungunya no estado

Uma das preocupações é com a circulação do sorotipo 2 da dengue, vírus mais agressivo

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Em 2019, Alagoas esteve perto de uma epidemia de dengue. O ano passado terminou com registro de 25.773 casos suspeitos da doença, 2.462 de chikungunya e 1.298 de zika. Uma das preocupações é com a circulação do sorotipo 2 da dengue, vírus mais agressivo. A Secretaria de Saúde de Saúde do Estado revela que a última epidemia causada pelo sorotipo 2 foi a quase duas décadas. O tempo longo deixou muitas pessoas suscetíveis a pegar a doença. Historicamente, a chegada do sorotipo 2 tem sido associada a mais casos de dengue hemorrágica.

Agora em 2020, a volta do clima chuvoso, que favorece a proliferação do mosquito transmissor, e o armazenamento inadequado de água, são dois fatores importantes que tornam Alagoas em área propícia a epidemias de doenças transmitidas pelo mosquito da dengue, zika e chikungunya.

O gerente de Vigilância e Controle de Doenças Transmissíveis da Secretaria de Saúde de Alagoas, Diego Hora, ensina o que deve ser feito para evitar a proliferação do mosquito.

“Não colocar lixo na rua; tapar os depósitos das suas residências; fazer a limpeza dos recipientes de armazenamento da água de forma adequada. A população precisa ter mais consciência de que dengue mata, de que chikungunya deixa as pessoas incapacitadas e a zika vai ter um desfecho muito triste hoje, na realidade brasileira, que é deixar sequelas em crianças”. 

A dona de casa Rosângela Gomes Vasco, de 55 anos, moradora de Maceió, teve chikungunya e conta que sofreu bastante com a doença.

“Eu senti dores de cabeça, dores no corpo, dores nas juntas, febre, eu não podia nem tomar uma água, um copo de água, porque doía tudo! Até para mastigar doía. É horrível! Onde tiver lata, pneu, faça de tudo para limpar, porque o mosquito derruba. Ele derruba e deixa a gente mal”.

Vale destacar que, agora, com a intensificação das chuvas, o clima fica favorável para a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A melhor prevenção é eliminar a água parada onde pode se tornar um criadouro, como em vasos de plantas, galões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e manutenção e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.

E você? Já combateu o mosquito hoje? A mudança começa dentro de casa. Proteja a sua família. Para mais informações, acesse saude.gov.br/combateaedes.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.