REPÓRTER: A Confederação da Agricultura e Pecuária no Brasil, a CNA, deve propor ao Governo Federal uma linha de crédito com taxas de juros e limite de crédito intermediário dentro do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural, o Pronamp. O assunto foi tratado durante reunião da Comissão Nacional dos Empreendedores Familiares Rurais, o Pronaf, ocorrida na última quarta-feira (31).
Para o assessor técnico da CNA, Jonas Jochims, a ideia é que seja criada uma linha de crédito com taxas e juros semelhantes às do Pronaf e limite de crédito de, aproximadamente, 800 mil reais. O objetivo é criar uma nova opção através do Pronamp. Criar uma linha de crédito para a agricultura de pequeno porte, que vai atender os produtores com características produtivas intermediárias entre condições dos dois programas.
A nova linha de crédito proposta pela CNA vai ter quatro pilares: seguro rural, assistência técnica e extensão rural, projetos técnicos consistentes e acesso à informação.
Atualmente, o Pronaf tem encargos financeiros de 2,5% a 5,5% ao ano e limite de investimento de 165 mil reais. Já o Pronamp oferece financiamento de até 1,5 milhão com taxas de juros de 8,5% ao ano.
Reportagem, Vânia Almeida
.