
Voltar
LOC 1: Está aberta a chamada Aliança Educacional do SENAI, que vai investir até DOIS MILHÕES DE REAIS em projetos inovadores de educação profissional. Startups brasileiras de base tecnológica, em parceria com unidades da instituição, poderão submeter propostas até o dia 8 de setembro, por meio da Plataforma Inovação para a Indústria.
A iniciativa foca em tecnologias educacionais emergentes, como simuladores industriais, laboratórios remotos, inteligência artificial e ambientes imersivos. Essas ferramentas ajudam a transformar o ensino técnico e superior, aproximando ainda mais os estudantes das demandas do mercado de trabalho.
Juliana Gavini, coordenadora do Instituto SESI SENAI de Tecnologias Educacionais, explica que o ciclo 2025 da chamada tem como principal desafio ampliar o desenvolvimento de competências industriais com soluções tecnológicas aplicadas à prática profissional.
TEC./SONORA: Coordenadora do Instituto SESI SENAI de Tecnologias Educacionais, Juliana Gavini.
“A gente quer aplicações em vários setores industriais. Antes da prática profissional, dentro da operação industrial, é importante que esse aluno desenvolva as competências necessárias para essas atividades. E isso acontece dentro do espaço do curso, dentro do desenvolvimento técnico que ele vai construir ao longo da sua jornada formativa.”
LOC 2: Um exemplo prático de projeto contemplado na edição anterior da chamada é o “Trilha de Formação Profissional para a Indústria 4.0” da CertifikEDU, startup mineira de microcertificações com blockchain e inteligência artificial. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com o SENAI Centro 4.0, em Minas Gerais, e tem como foco o uso de inteligência artificial para mapear gaps de competências em alunos de cursos técnicos.
O CEO da CertifikEDU, Luciano Sathler, fala como tem sido a sua experiência com o projeto.
TEC./SONORA: CEO da CertifikEDU, Luciano Sathler.
“O apoio que o SENAI tem nos dados como startup, para estruturarmos também, pensarmos o modelo de negócio, a forma de atuação, é também um momento de mentoria, um momento de orientação, que nos ajuda a acreditar e investir no nosso desenvolvimento.”
LOC 3: A chamada está aberta para startups de todo o país, desde que associadas a uma unidade do SENAI. A seleção será dividida em quatro etapas, com previsão de até oito projetos contemplados.
As inscrições e o regulamento geral da Aliança Educacional 2025 estão disponíveis no site da Plataforma Inovação para a Indústria, até 8 de setembro.
Para mais informações, acesse: www.portaldaindustria.com.br
Reportagem, Deborah Souza.