
Voltar
LOC.: A Confederação Nacional de Municípios (CNM) convoca os prefeitos e as prefeitas a participarem de mobilização em Brasília pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66/2023. O texto elaborado pela entidade trata de dívidas municipais junto à União, precatórios e não incidência de Pasep sobre receitas do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). A concentração deve ocorrer a partir desta segunda-feira (14) até quarta (16), na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM) no e Congresso Nacional.
Os gestores que desejam participar podem realizar a inscrição por meio de um link disponibilizado na página oficial da CNM.
O objetivo da mobilização da CNM é garantir a conquista para os municípios com a aprovação do texto, por isso reforça a importância da participação de gestores na capital federal.
A PEC 66/2023 está em análise na Comissão Especial da Câmara dos Deputados. O relator é o deputado Baleia Rossi (MDB-SP), que acatou três emendas apresentadas pela CNM.
No entanto, o movimento municipalista ainda deve atuar pela aprovação da Emenda 5. O dispositivo apresentado pela Confederação que teve como autor o deputado Gilson Daniel (PODE - ES) e pode implicar na economia de R$ 9,8 bilhões por ano para pelo menos 1.257 municípios, segundo a CNM.
A CNM defende que a medida deve estimular a negociação entre prefeitos, vereadores e servidores para uma reforma que tenha impacto financeiro e atuarial significativo.
A aprovação da PEC tem o apoio da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP). Para a instituição, a medida é “vital para a saúde financeira de municípios”.
A previsão é de que a matéria seja votada na terça-feira, às 8h.
Pela programação preliminar, a concentração deve ocorrer nesta segunda às 15h, na sede da CNM; na terça, a mobilização deve acontecer às 8h, na Comissão Especial da PEC 66/2023 na Câmara dos Deputados. Na quarta, 16 de julho, há possibilidade de votação da PEC, caso não ocorra na terça-feira.
Com informações da Confederação Nacional de Municípios, Bianca Mingote