
LOC 1: As paralisações programadas no Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco, o PISF, foram tema de reunião realizada nesta quinta-feira, 3 de julho, entre representantes da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, e a Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento de Pernambuco. A ação é fundamental para manter o abastecimento hídrico do Eixo Leste da Transposição e da Adutora do Agreste, beneficiando milhares de famílias em situação de vulnerabilidade pela seca. Giuseppe Vieira, secretário da SNSH, explica que a prioridade é garantir que as entregas no estado avancem com segurança e planejamento.
TEC./SONORA: GIUSEPPE VIEIRA
"A prioridade é garantir que as ações no estado avancem oferecendo segurança tanto para a infraestrutura, principalmente para a população beneficiada e seguindo um planejamento. E para isso nós estamos construindo um diálogo integrado e constante com o governo do estado para para garantir, né, a continuidade das atividades dentro do cronograma que foi definido."
LOC 2: O plano prevê a manutenção de quatro bombas anfíbias e a instalação de um novo sistema de bombeamento flutuante. O investimento estimado na manutenção das bombas é de 290 mil reais. Como as interrupções são planejadas, nenhuma cidade beneficiada pelo eixo ficará desabastecida. As barragens e reservatórios que fazem com que a água chegue às pessoas estarão com plena capacidade hídrica, segundo os dados do monitoramento hidrológico. Cinco infraestruturas hídricas passarão por manutenção: estações de bombeamento 2, no município de Floresta, 5 e 6, ambas em Sertânia, e os aquedutos Jacaré e o que passa sobre a BR-316. Conforme destaca Bruno Cravo, diretor do Departamento de Projetos Estratégicos do da SNSH, o foco é garantir que Pernambuco continue sendo atendido sem prejuízos.
TEC./SONORA: BRUNO COVAS
"Então, a gente nesse intuito aí de unir os esforços para conseguir viabilizar que essa parada ocorra sem maiores prejuízos à comunidade que já está sendo abastecida. Esse é o esforço que o secretário tem me solicitado que a gente está aqui à disposição para fazê-lo."
LOC 3: Para saber mais sobre as açoes do Governo Federal em Segurança Hídrica, acesse mdr.gov.br
De Recife, reportagem, Mayra Christie