
Voltar
LOC.: Os mais de CINCO MIL E QUINHENTOS municípios brasileiros recebem, na quinta-feira, 30, o terceiro repasse de outubro do Fundo de Participação dos Municípios, o FPM.
O valor total é de MAIS DE QUATRO BILHÕES E SETECENTOS MILHÕES de reais e representa aumento de 13% em relação ao repasse do mesmo período do ano passado.
O assessor de orçamento Cesar Lima destaca que os repasses do FPM em 2025 têm sido melhores do que os registrados no ano passado.
Segundo o especialista, o cenário positivo para os municípios pode se estender até o final do ano.
LOC.: Cesar Lima, assessor de orçamento
“Esse decêndio vem bem maior do que o segundo decêndio, uma vez que o segundo decêndio por ser de mês de mês sempre é um valor bem menor do que os demais, mas o interessante é ver que ele vem 13% maior do que o mesmo período no ano passado. O ano passado foi um ano bem difícil para os municípios em relação ao FPM e que neste ano nós vemos um resultado bem positivo. O que deve se manter é a expectativa, pelo menos até o fim do ano."
LOC.: O FPM é composto por parte da arrecadação do Imposto de Renda e do IPI, repassada pela União. O fundo é uma das principais fontes de receita das prefeituras, principalmente das cidades de pequeno e médio porte.
São Paulo e Minas Gerais ficaram com as maiores parcelas neste decêndio. O estado paulista recebe R$ 590,9 milhões. Já o repasse para Minas ultrapassa R$ 587,7 milhões.
O Amapá, com apenas 16 municípios, receberá UM MILHÃO E CEM MIL REAIS, sendo o menor valor entre os estados.
Para saber quanto o seu município recebeu neste repasse do FPM acesse brasil61.com e confira.
Reportagem, Bianca Mingote