Foto: Divulgação/MDR
Foto: Divulgação/MDR

Defesa Civil Nacional alerta para previsão de chuvas intensas no Nordeste

Fortes chuvas devem atingir a região ao longo desta quarta (22) e quinta-feira (23). Os estados de Alagoas e Pernambuco devem ser os mais afetados

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Defesa Civil Nacional, alerta para a previsão de chuvas intensas na região Nordeste ao longo desta quarta (22) e quinta-feira (23). Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os estados de Pernambuco e Alagoas devem ser os mais afetados e estão em alerta vermelho.

De acordo com o Inmet, os acumulados de chuvas nos dois estados podem ultrapassar 100 milímetros por dia, volume considerado muito extremo. Com isso, há risco elevado de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.

Em Pernambuco, a Região Metropolitana do Recife, a mata e o agreste são as localidades com maior risco. Já em Alagoas, a situação deve ser mais crítica no leste, agreste e sertão.

Diante da previsão, o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), da Defesa Civil Nacional, opera com equipes de plantão para acompanhar o registro de qualquer ocorrência significativa.

O coordenador-geral de Gerenciamento de Desastres da Defesa Civil Nacional, Tiago Molina Schnorr, pede para que a população fique atenta às informações oficiais e aos locais onde serão divulgados os alertas, além de adotar medidas de autoproteção.

“Quem mora em região com risco de inundação precisa ficar atento a qualquer sinal de avanço da água, inclusive dos rios. Já quem mora em locais com risco de deslizamentos, precisa verificar o aparecimento de trincas nas paredes e tomar cuidado com qualquer movimentação do terreno. Diante de qualquer indício, é preciso sair da residência imediatamente e procurar um local seguro”, observou.

Outros estados

Segundo o Inmet, também há previsão de chuvas intensas na Paraíba e no Rio Grande do Norte, com acumulados de 50 a 100 milímetros por dia. A mata e o agreste paraibanos, assim como o leste e o agreste potiguares, devem ser as regiões mais atingidas.

Da mesma forma, o Ceará pode registrar acumulados de até 50 milímetros por dia, especialmente no centro-sul, norte e sertão. O risco de alagamentos e deslizamentos no estado é menor.

Alertas

A Defesa Civil Nacional orienta os moradores das regiões de risco a se inscreverem nos serviços de alerta, enviando um SMS, com o CEP do local onde mora, para o número 40199. Em caso de desastre, a população receberá um aviso. Outra recomendação é ficar atento aos alertas publicados no Twitter da Defesa Civil Nacional (@defesacivilbr) e do Instituto Nacional de Meteorologia (@inmet_).

Receba nossos conteúdos em primeira mão.